AULAS DE INFORMÁTICA PARA QUALQUER IDADE

INFORMÁTICA
TAREFAS PARA TODOS OS NÍVEIS: APOSENTADOS, PENSIONISTAS, ESTUDANTES DE QUALQUER FAIXA ETÁRIA SEM DISCIRMINAÇÃO DE SEXO, RAÇA, COR, IDADE E OUTRAS.
Prof. j. Roberto s. Ribeiro
Especialista

Contatos: (85) 8150.6068
robertoeducacional@gmail.com
http://robertoeducacional.blogspot.com

RESUMO
As Tarefas abaixo constituem o primeiro passo para a aprendizagem em informática, dando enfoque aos estudantes. Os passos deverão ser seguidos pelo professor, onde se deverá anotar os principais procedimentos observados. É importante que o orientador perceba as dificuldades encontradas no decorrer do processo ensino/aprendizagem.
Deverá observar que o tópico de cada aula constitui o passo-a-passo de um determinado conteúdo, com várias tarefas, tais como:
Primeira Tarefa – Conhecendo o computador: Este tipo de Tarefa tem o objetivo de mostrar alguns componentes e recursos importantes do computador, mostrando os elementos que possibilitaram a troca de dados entre o usuário e o computador.
Segunda Tarefa – Fazendo a tarefa do desenho no Paint
O objetivo desta Tarefa é ajudar o aluno a interagir com o mouse e, simultaneamente, orientá-lo a olhar o cursor na tela, ou seja, atenção entre o cursor, o mouse, a tela.
Enquanto o aluno for desenhando ou rabiscando, observar atentamente a sua psicomotrocidade. O manuseio do mouse sobre a mesa e a sincronização do olhar no monitor de vídeo requerem do estudante de informática grande poder de habilidade e de coordenação, pois o foco do olhar está em um plano diferente do da mão, exigindo grande treino e coordenação motora. Essa Tarefa visa à fixação de conteúdos e subdivide-se em duas etapas: o desenho e a avaliação.
Terceira Tarefa – Editando e formatando texto: Esta Tarefa fornece alguns recursos básicos de formatação de texto. Para essa Tarefa, deverão ser feitas seis aulas nas quais se repetirão algumas ações desenvolvidas nas aulas anteriores (manuseio do mouse, desesnho) e acrescentava-se um outro ato, gradativamente (em relação à formatação do texto). Quatro exercícios de fixação farão parte dessa Tarefa. Esses exercícios serão de caráter investigativo, para saber se o aluno-aprendiz está entendendo o que faz, e exploratório, já que ele deverá pesquisar informações nas aulas anteriores para responder às perguntas dessa Tarefa.
Quarta Tarefa – Internet: consultando e pesquisando: A partir desta Tarefa, o aluno-aprendiz poderá conhecer algumas ferramentas de informação e comunicação utilizadas na Internet. Esta Tarefa contará com dois exercícios de fixação e dividir-se-á em duas aulas..
Quinta Tarefa – Projeto de Ensino I: O objetivo principal desta Tarefa será o de unirr todo aprendido nas Tarefas anteriores. Para isso, o aluno-aprendiz deverá montar o seu primeiro projeto, utilizando as ferramentas e os conhecimentos aprendidos durante as Tarefas das aulas 1, 2, 3 e 4 do material didático. Isso será feito com o intuito de repetir o que já foi visto e verificar as aplicabilidades de cada ferramenta. Para a conclusão do Projeto de Ensino I, serão necessárias duas ou três aulas,, dependendo do ritmo do aluno e/ou da turma.
Será necessário neste primeiro projeto, propor um tema comum a todos os alunos, já que muitos deles poderão estar fora do contexto escolar há alguns anos, podendo mostrar dificuldade em escolher um tema para desenvolver em seu projeto. Assim, os que acharem necessário poderão buscar ajuda de colegas de sala de aula. Será fornecido um roteiro com o objetivo de dar apoio aos aprendizes, o qual se baseará na abordagem da pedagogia de projetos.
Sexta Tarefa – Correio Eletrônico: Para esta Tarefa, haverá a necessidade de 04 (quatro) aulas que abordarão as ações necessárias para abrir, consultar, encaminhar, compor, excluir e enviar um e-mail. Quatro exercícios de fixação serão propostos nesta Tarefa.
Sétima Tarefa – Conversando pela internet: Este exercício será proposto com o objetivo de mostrar de forma concisa como utilizar um programa de mensagens instantâneas (bate-papo, MSN, Menseger). Incluiu Tarefas de fixação e será realizado em quatro aulas.
Oitava Tarefa – Projeto de Ensino II: Nesta Tarefa, o aluno-aprendiz deverá elaborar um projeto com tema livre, ou seja, ele poderá escolher um tema sobre o qual temnha curiosidade ou interesse em estudar. A dinâmica para o desenvolvimento dessa Tarefa será orientada por um roteiro. O diferencial dessa Tarefa consistiu na indução de certa autonomia por parte do aluno que, a esta altura já estará mais ambientado com os colegas, com as aulas e com o material didático.
Conseqüentemente, estará mais seguro e confiante para desenvolver o projeto.
Esta Tarefa, a exemplo do projeto de ensino I, desenvolver-se-á em duas ou três aulas,, dependendo do ritmo da turma e/ou do aluno.
Aliada ao conteúdo, dever-se-á dar especial atenção aos textos, cores, tipo e tamanho da fonte, imagens, figuras e indicações (sinalizações por meio de setas) para facilitar a compreensão, indicação e assimilação dos conteúdos das aulas. Esse cuidado será tomado com a finalidade de atender às particularidades apresentadas pelo aluno, como, em alguns casos, dificuldades de concentração e de armazenamento de novas informações. Com a mesma intenção de melhorar a legibilidade do material didático, a sua impressão será feita em cores, o que facilitará a associação do conteúdo impresso com a Tarefa que aparece no monitor do computador.
Outra cautela tomada será a encadernação do material didático com espirais para facilitar o manuseio diante do computador.
Conclusão
É importante salientar que o material didático também contém trechos de diálogos dos autores com o aprendiz com o propósito de incentivá-lo, motivá-lo e orientá-lo durante o manuseio e a utilização do material.
Referências bibliográficas

FREIRE, P. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. Uma introdução
ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Petrópolis, RJ: Vozes. 1996.
NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar
rumo ao desenvolvimento das múltiplas inte
ligência. São Paulo: Érica, 2001.
Blog de educação especial -


INFORMÁTICA PARA A TERCEIRA IDADE
DIDÁTICA ESPECIAL

1 – Paciência – Observando passo a passo o comportamento do aluno em terceira idade
2 – Verificando a situação do processo ensino/aprendizagem
3 –Anotando os acerto e os erros
4 – Orientando na realização dos exercícios.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, P. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. Uma introdução
ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Petrópolis, RJ: Vozes. 1996.
DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, Eva Maria. Métodos e técnicas de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2007.
GUAREZI, R. de C. M. Sistema de gestão pedagógica: delineando processos e
procedimentos para educação a distância e-learning com qualidade. 2005. Tese (Doutorado) – Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar
rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligência. São Paulo: Érica, 2001.


TEXTO
Na terceira idade, a pessoa tende a ficar um pouco afastada do convívio social, caso esteja aposentada, por isso, é importante aulas de atualidade, começando pela informática. Pois esta é uma ferramenta de grande importância como comunicação e interação entre os indivíduos. Logo, é salutar que o aposentando conheça o mundo virtual, colocando-o dentro do mundo digital.
Prof. José Roberto Soares Ribeiro
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