AULAS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA (Aprenda as regras para fazer o seu TCC sozinho, sem interferência e ajuda de terceiros

SOBRE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof. J. Roberto S. Ribeiro
Contato: (85) 9972.6634 – (85) 8150.6068
Os métodos científicos são usados para facilitarem a vida dos pesquisadores. É através do método que se faz um trabalho, uma pesquisa científica. Mas para que o trabalho seja realizado de forma adequada, ele deverá obedecer aos parâmetros que norteiam a pesquisa.
• Um projeto de pesquisa só pode adquirir sucesso se tiver com suas adequações pertinentes a uma metodologia coerente com os modelos sugeridos. É assim que a metodologia poderá ajudar o pesquisador em seus estudos.
• Para fazer um bom projeto de pesquisa, estudantes e pesquisadores devem seguir uma bibliografia que abranja diversos ângulos do estudo a ser investigado.
• É bom uma leitura que não canse, pois, assim, o investigador poderá ficar divagando, perdendo, assim, o conteúdo de seu tema.
COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA
Introdução
Inicialmente é importante uma definição do que seja pesquisa. Pode-se dizer, num primeiro momento, pesquisa é procurar soluções para indagações. Para Minayo (1993, p.23), a pesquisa é uma busca sucessiva para se conhecer a realidade, onde esta nunca se esgota.
Demo (1996,p.34), a pesquisa faz parte do cotidiano, onde o pesquisador estaria sempre agindo em busca da verdade no sentido teórico e prático.
Enquanto isso, Gil (1999, p.42) diz que a pesquisa desenvolve o método científico num processo sistemático e formal.
Classificação das pesquisas
A pesquisa pode ser classificada em quatro pontos principais:;;;;;;;;;;;;
a) Conforme a sua natureza: pesquisa básica (é uma pesquisa inicial, procurando gerar novos conhecimentos para o avanço das ciências); pesquisa aplicada (aplicação prática para a solução de problemas específicos);
b) Conforme a natureza do problema: pesquisa quantitativa (tudo o que pode ser traduzido em números, como opiniões, informações, usando técnicas estatísticas); pesquisa qualitativa (não requer o uso de técnicas estatísticas; considera a relação dinâmica do mundo com a realidade; leva em consideração a interpretação dos fenômenos).
c)
Bibliografia consultada

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1991.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

BALANÇO SOCIAL

16 A RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DAS ORGANIZAÇÕES
TEXTO DO IBASE
Posto por José Roberto Soares Ribeiro (Sociólogo e Estatístico)

Linha Programática
Responsabilidade Social e Ética nas Organizações
Processo de Consulta Pública 2006
Selo Balanço Social Ibase/Betinho
(versão preliminar)
AGOSTO DE 2006
Processo de Consulta Pública 2006 – Selo Balanço Social Ibase/Betinho
Com o intuito de promover na sociedade uma cultura do “olhar atento” sobre as práticas empresariais e o balanço social, o Ibase promoveu durante os meses de junho e julho de 2006 uma consulta pública para que qualquer cidadão ou cidadã pudesse se manifestar sobre as empresas que solicitaram o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005”. As opiniões foram analisadas e a relação final das empresas, as sugestões e as críticas recebidas – além, é claro, das respostas e esclarecimentos prestados pelas próprias empresas durante a consulta – estão disponíveis no site do Balanço Social: www.balancosocial.org.br
Este processo pioneiro desenvolvido pelo Ibase também faz parte dos preparativos para 2007, onde ampliaremos e aperfeiçoaremos a consulta pública e lançaremos um Selo especial, marcando os 10 anos do lançamento do modelo de balanço social e o falecimento do sociólogo Herbert de Souza (o Betinho) – criador deste movimento no Brasil.
A consulta
● A consulta pública iniciou-se em 1º de junho de 2006, quando o Ibase começou a colher informações sobre as 54 empresas pré-selecionadas pela equipe (anexo I), segundo critérios definidos anteriormente (disponíveis no Site do BS).

Observação do Prof. J. Roberto S. Ribeiro: os critérios definidos pelo Ibase estão no modelo de Balanço Social, constando: Base Econômica (Folha de Pagamento Bruta – FPB; Receita Líquida – RL; Receita Operacional – RO – Indicadores Sociais Internos (Educação, Saúde, Alimentação, etc) – Indicadores Sociais Externos (Idem do Indicador Social Interno) – Indicadores do Corpo Funcional – Responsabilidade Sócio Ambiental e outros indicadores). O importante do Balanço Social, idealizado de forma simples pelo Ibase é que a organização publique o seu balanço dentro do modelo a fim de que o mesmo possa ser comparado com outras organizações. Dessa forma, as empresas que cumprirem todos os requisitos de responsabilidade sócio-ambiental ganhará o selo. Fazendo com que o mercado, o consumidor, credores e demais componentes da sociedade vejam o seu trabalho. Evidentemente, apesar de não ser uma obrigação em lei legislativa, acaba sendo uma obrigação dentro das leis de mercado do sistema capitalista, pois uma empresa que cumpre uma responsabilidade visando o homem e o meio ambiente certamente será muito bem vista nos tempos modernos, onde a responsabilidade sobre os cuidados da terra e com o crescimento sustentável estão em franca evidência.

Os nomes destas companhias ficaram disponíveis no site www.balancosocial.org.br por 60 dias e qualquer pessoa ou organização pôde opinar e enviar informações. O objetivo deste processo de consulta pública é desenvolver na sociedade uma cultura de monitoramento e controle social sobre as práticas internas e externas das empresas e seus balanços sociais anuais, ampliando o debate sobre a responsabilidade social e a validade do balanço social para um universo além do âmbito das próprias empresas.
● A consulta foi divulgada na imprensa e o convite à participação foi distribuído em listas de discussão, malas diretas e listas de organizações parceiras.
● A consulta pública encerrou-se no dia 31 de julho de 2006 às 24:00.
● O resultado do processo foi divulgado no dia 9 de agosto. Este dia foi escolhido por marcar o falecimento de Betinho, responsável pelo lançamento do tema balanço social no Brasil. Foi este também o último projeto no qual Betinho esteve à frente pessoalmente no Ibase, antes de sua morte.
As informações recebidas
● O Ibase recebeu 147 mensagens com informações sobre 23 diferentes empresas.
● Foram consideradas relevantes manifestações sobre 12 empresas.
● 52 empresas receberam o Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005 no dia
9 de agosto de 2006 e 2 (duas) terão que prestar esclarecimentos, ficando a concessão do Selo suspensa até que todos os fatos e processos estejam devidamente resolvidos.
● A relação nominal destas empresas encontra-se no Anexo II.
A procedência e análise das informações recebidas
● Durante o processo, a equipe de Responsabilidade Social e Ética nas Organizações do Ibase começou a analisar e verificar a procedência e veracidade das informações recebidas, a autenticidade das pessoas e organizações, além do conteúdo das mensagens.
● Foram solicitadas informações, documentos, clipping de notícias e cópias
de ações judiciais para cada pessoa/organização que participou do processo. Foram realizados contatos telefônicos e enviados e-mails solicitando todo tipo de material que pudesse embasar e comprovar as críticas e sugestões enviadas.
● O Ibase também solicitou informações sobre as 54 empresas candidatas diretamente a algumas organizações parceiras na área de meio ambiente, direitos trabalhistas e consumo (foram consultadas as organizações da Red Puentes Brasil: Imaflora, Idec e Instituto Observatório Social).
● Durante o mesmo processo, foram realizadas verificações que nos ajudaram a garantir a veracidade das informações recebidas, construindo uma base documental e jurídica às críticas e sugestões recebidas, auxiliando na análise de cada caso apresentado.
A classificação dos casos e os encaminhamentos
● Após verificada a veracidade e procedência de cada crítica e sugestão recebida, todas as mensagens confirmadas e que apresentaram alguma consistência foram atendidas, respondidas e encaminhadas também para as empresas, sem a identificação dos remetentes.
● Foram utilizados os seguintes critérios de avaliação da consulta pública para concessão do Selo:
1) Empresas que não receberam comentários e aquelas cujas informações foram consideradas irrelevantes: passaram a ter o direito de utilizar o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005” a partir do dia 9 de agosto.
2) Quando a crítica ou sugestão possuía um caráter individual, pessoal e/ou pontual (não afetando ou não relacionado à publicação, aos dados do BS e à
operação da empresa como um todo ou que não significasse algum risco ou
impacto negativo para a sociedade): encaminhamos para cada empresa as críticas e sugestões recebidas e informamos esse procedimento às pessoas
que enviaram cada sugestão/crítica. Todas as respostas e comentários das empresas foram encaminhados aos seus remetentes. As empresas nesta situação passaram a ter o direito de utilizar o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005” a partir do dia 9 de agosto.
3) Se a crítica ou sugestão estava relacionada aos dados e conteúdo do BS
e/ou operação da empresa e/ou significasse algum risco ou impacto negativo
para a sociedade e o meio ambiente, mas não contavam com a existência de
ação civil pública, processo ou documentos judiciais que embasasse, caracterizasse ou comprovasse o fato: encaminhamos para cada empresa citada as críticas e sugestões recebidas, que estão disponibilizadas no Site do
BS, bem como as respectivas respostas, comentários e justificativas. As empresas nesta situação passaram a ter o direito de utilizar o “Selo Balanço
Social Ibase/Betinho 2005” a partir do dia 9 de agosto.
4) Se a crítica ou sugestão estava relacionada ao conteúdo e veracidade dos
dados do BS e/ou operação da empresa e/ou significavam algum risco ou impacto negativo para o corpo funcional, consumidores, a sociedade e/ou meio ambiente e contavam com a existência de ação civil pública, processo ou documento judicial que fundamentasse o fato: encaminhamos para cada empresa citada as críticas e sugestões recebidas, que estão disponibilizadas no Site do BS, bem como as respectivas respostas, comentários e justificativas. As empresas nesta situação só terão o direito de utilizar o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005” depois de esclarecidos os fatos e/ou encerrados os processos e ações judiciais citados nas opiniões, sugestões e críticas envidas durante a consulta pública. (Ver no anexo III a relação das empresas)
● Durante todo o ano e a qualquer momento o Ibase estará pronto a receber
informações e documentos de organizações da sociedade, empresas ou instâncias públicas que poderão alterar o quadro de empresas que possuem o Selo Balanço Social (retirando o direito de utilizá-lo) ou que altere a lista das empresas que estão com o Selo suspenso (concedendo este direito).
● O recebimento do Selo Balanço Social Ibase/Betinho não significa que o Ibase esteja classificando qualquer empresa como socialmente responsável ou ambientalmente correta, mas sim atesta que a mesma cumpriu os critérios de transparência e divulgação do balanço social exigidos pelo instituto e que a mesma se submeteu, de alguma forma, às críticas e sugestões da sociedade.
● O Ibase busca com esse processo de consulta pública desenvolver na sociedade uma cultura de monitoramento e controle social sobre as práticas internas e externas das empresas, ampliando o debate sobre a responsabilidade social das empresas e a própria utilidade do balanço social para movimentos, organizações sociais, sindicatos, consumidores, cidadãos e cidadãos em geral.
● O objetivo último do Ibase é abrir um amplo e democrático debate crítico sobre transparência, balanço social e a responsabilidade sócio-ambiental das empresas, buscando sempre e em todo o momento, ouvir e disponibilizar espaço no Site do BS para todas as partes interessadas neste processo.
Anexo I
As 54 empresas pré-selecionadas para a consulta pública para o Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005
01. Açúcar Guarani S/A – www.acucarguarani.com.br
02. Agrovale – Agro Indústrias do Vale do São Francisco – www.agrovale.com
03. Apsen Farmacêutica S/A – www.apsen.com.br
04. Bahiagás – Cia de Gás da Bahia – www.bahiagas.com.br
05. Banco do Brasil – www.bb.com.br
06. Brasilsaúde Cia de Seguros – www.brasilsaude.com.br
07. Caesb – Cia de Saneamento do Distrito Federal – www.caesb.df.gov.br
08. Canguru Embalagens S/A – www.canguru.com.br
09. CEG Rio – Cia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – www.ceg.com.br
10. Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A – www.celesc.com.br
11. Celpe – Cia Energética do Pernambuco – www.celpe.com.br
12. Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira – www.cedro.ind.br
13. Coan Alimentação e Serviços – www.coanfoodservice.com
14. Cocal Comércio Indústria Canaã Açúcar e Álcool Ltda – www.única.com.br
15. Coelba – Cia de Eletricidade do Estado da Bahia – www.coelba.com.br
16. Coelce – Cia Energética do Ceará – www.coelce.com.br
17. Construtura Queiroz Galvão S/A – www.queirozgalvao.com
18. Copag da Amazônia S/A – www.copag.com.br
19. Copasa – Cia de Saneamento de Minas Gerais – www.copasa.com.br
20. Copel – Cia Paranaense de Energia Elétrica – www.copel.com
21. Cosern – Cia Energética do Rio Grande do Norte – www.cosern.com.br
22. Descartáveis Zanatta – Ind. de Plásticos – www.descartaveiszanatta.com.br
23. Dori Alimentos Ltda – www.dori.com.br
24. EBAL – Empresa Baiana de Alimentos S/A – www.ebal.ba.gov.br
25. Ferrari Agroindústria Ltda – www.usinaferrari.com.br
26. Hospital de Clínicas de Porto Alegre – www.hcpa.ufrgs.br
27. IESA – Projetos, Equipamentos e Montagens S/A – www.iesa.com.br
28. Imbralit Ind. e Com. De Artefatos de Fibrocimento Ltda – www.imbralit.com.br
29. Itaipu Binacional – www.itaipu.gov.br
30. Jalles Machado S/A – www.jallesmachadosa.com.br
31. Laboratório Sabin de Análises Clínicas – www.sabinonline.com.br
32. Maeda S/A Agroindustrial – www.maeda.com.br
33. Masa da Amazônia Ltda – www.masadaamazonia.com.br
34. Metasa S/A Indústria Metalúrgica – www.metasa.com.br
35. Milenia Agrociências S/A – www.milenia.com.br
36. Paraíso Bioenergia Ltda – www.paraisobioenergia.com.br
37. Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A – www.petrobras.com.br
38. Refrigerantes Marajá S/A – www.marajarefrigerantes.com.br
39. Saint-Gobain Canalização S/A – www.saint-gobain-canalizacao.com.br
40. Samarco Mineração S/A – www.samarco.com.br
41. Santa Cruz S/A Açúcar e Álcool – www.usinasantacruz.com.br
42. Sercomtel Celular S/A – www.sercomtelcelular.com.br
43. Sercomtel S/A Telecomunicações – www.sercomtelfixa.com.br
44. Sulcatarinense Mineração Artefatos de Cimento, Britagem e Construções –
www.sulcatarinense.com.br
45. TAM Linhas Aéreas S/A – www.tam.com.br
46. Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A – Usiminas – www.usiminas.com.br
47. Usina Açucareira São Manoel S/A – www.saomanoel.com.br
48. Usina Alvorada Açúcar e Álcool Ltda – www.usinaalvorada.com.br
49. Usina Cerradinho Açúcar e Álcool S/A – www.cerradinho.com.br
50. Usina Mandu S/A – www.mandu.com.br
51. Usina São Domingos Açúcar e Álcool S/A – www.usinasaodomingos.com.br
52. Usina São José da Estiva S/A Açúcar e Álcool – www.usinaestiva.com.br
53. Vale do Ivaí S/A Açúcar e Álcool – www.valedoivai.com.br
54. Virgolino de Oliveira S/A Açúcar e Álcool – www.gvo.com.br
Anexo II
As empresas citadas durante a consulta pública
Apsen Farmacêutica S/A – www.apsen.com.br
Banco do Brasil – www.bb.com.br
Caesb – Cia de Saneamento do Distrito Federal – www.caesb.df.gov.br
CEG Rio – Cia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – www.ceg.com.br
Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A – www.celesc.com.br
Coan Alimentação e Serviços – www.coanfoodservice.com
Coelce – Cia Energética do Ceará – www.coelce.com.br
Construtura Queiroz Galvão S/A – www.queirozgalvao.com
Copasa – Cia de Saneamento de Minas Gerais – www.copasa.com.br
Copel – Cia Paranaense de Energia Elétrica – www.copel.com
Cosern – Cia Energética do Rio Grande do Norte – www.cosern.com.br
Descartáveis Zanatta – Ind. de Plásticos - www.descartaveiszanatta.com.br
Itaipu Binacional – www.itaipu.gov.br
Jalles Machado S/A – www.jallesmachadosa.com.br
Laboratório Sabin de Análises Clínicas – www.sabinonline.com.br
Masa da Amazônia Ltda – www.masadaamazonia.com.br
Metasa S/A Indústria Metalúrgica – www.metasa.com.br
Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A – www.petrobras.com.br
Saint-Gobain Canalização S/A – www.saint-gobain-canalizacao.com.br
Samarco Mineração S/A – www.samarco.com.br
TAM Linhas Aéreas S/A – www.tam.com.br
Usina Cerradinho Açúcar e Álcool S/A – www.cerradinho.com.br
Vale do Ivaí S/A Açúcar e Álcool – www.valedoivai.com.br
As 12 empresas cujas manifestações foram consideradas relevantes:
A) manifestações encaminhadas para a empresa e respostas enviadas para
os remetentes das críticas e sugestões:
Apsen Farmacêutica S/A – www.apsen.com.br
Banco do Brasil – www.bb.com.br
Construtura Queiroz Galvão S/A – www.queirozgalvao.com
Saint-Gobain Canalização S/A – www.saint-gobain-canalizacao.com.br
TAM Linhas Aéreas S/A – www.tam.com.br
B) manifestações encaminhadas e disponibilizadas no Site do BS junto com as respostas das empresas:
Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A – www.celesc.com.br
Descartáveis Zanatta – Indust. Plásticos - www.descartaveiszanatta.com.br
Itaipu Binacional – www.itaipu.gov.br
Jalles Machado S/A – www.jallesmachadosa.com.br
Petrobras – Petróleo Brasileiro S/A – www.petrobras.com.br
C) manifestações encaminhadas e disponibilizadas no Site do BS junto com as respostas das empresas – Selos suspenso devido a processos judiciais:
Caesb – Cia de Saneamento do Distrito Federal – www.caesb.df.gov.br
Copel – Cia Paranaense de Energia Elétrica – www.copel.com
Anexo III
As empresas, as críticas e reclamações recebidas – Estas informações permanecerão no Site do Balanço Social do Ibase (com as respostas e esclarecimentos de cada empresas)
Se a crítica ou sugestão estava relacionada aos dados e conteúdo do BS e/ou
operação da empresa e/ou significasse algum risco ou impacto negativo para a
sociedade e o meio ambiente, mas não contavam com a existência de ação civil pública, processo ou documentos judiciais que embasasse, caracterizasse ou comprovasse o fato: encaminhamos para cada empresa citada as críticas e
sugestões recebidas, que estão disponibilizadas no Site do BS, bem como as
respectivas respostas, comentários e justificativas. As empresas nesta situação
passaram a ter o direito de utilizar o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005” a partir do dia 9 de agosto.
CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A
Segundo as informações recebidas, a empresa possui uma linha aérea que atravessou e trouxe problemas ao Parque Estadual localizado ao Sul da Ilha de
Santa Catarina. As reclamações questionam ainda o EIA/RIMA apresentado, a
falta de discussão sobre o tema e a inexistência de debate com a comunidade,
organizações sociais e movimento ambiental da região.
DESCARTÁVEIS ZANATTA – Ind. de Plásticos Zanatta Ltda (SC)
As críticas questionam os números divulgados no balanço social da empresa,
que não apresenta nenhum investimento social externo e que, internamente, são poucos os investimentos em saúde, educação e segurança no trabalho,
representando pouco mais de 1% da folha de pagamento.
ITAIPU Binacional – (PR)
As informações recebidas falam de problemas ambientais e impacto na vida das famílias que vivem à volta do lago da empresa. Além disso, falam do impacto nas populações indígenas da região e o não cumprimento das medidas compensatórias prometidas para pescadores e populações removidas.
JALLES MACHADO S.A. (GO)
As informações recebidas questionam a empresa por não realizar nenhuma ação interna ou externa sobre diversidade de raça, gênero ou para pessoas portadoras de deficiência. Além disso, outra crítica recebida sugere que a empresa deveria investir na “sustentabilidade das comunidades próximas e não ficar somente no assistencialismo”.
PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S/A (RJ)
As reclamações recebidas informam sobre problemas ambientais e com populações indígenas na reserva de Yasuní no Equador e sobre o não cumprimento de decisões do Ministério do Meio Ambiente daquele país. Além
disso, recebemos questionamento sobre número de funcionários portadores de
deficiência e o nº de negros apresentados no balanço social da empresa.
Se a crítica ou sugestão estava relacionada ao conteúdo e veracidade dos dados do BS e/ou operação da empresa e/ou significavam algum risco ou impacto negativo para o corpo funcional, consumidores, a sociedade e/ou meio ambiente e contavam com a existência de ação civil pública, processo ou documento judicial que fundamentasse o fato: encaminhamos para cada empresa citada as críticas e sugestões recebidas, que estão disponibilizadas no Site do BS, bem como as respectivas respostas, comentários e justificativas. As empresas nesta situação só terão o direito de utilizar o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005” depois de esclarecidos os fatos e/ou encerrados os processos e ações judiciais citados nas opiniões, sugestões e críticas envidas durante a consulta pública.
CAESB – Cia de Saneamento do Distrito Federal
As reclamações recebidas tratam de um questionamento judicial sobre o destino do resíduo das Estações de Tratamento de Esgoto da companhia (“lodo de Esgoto Classe C”) e contaminação de nascentes e propriedades na região do Distrito Federal. Segundo as informações enviadas, existe uma Ação Civil Pública (ACP) em andamento e um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que não estaria sendo cumprido pela empresa.
COPEL – Cia Paranaense de Energia Elétrica
As críticas e informações enviadas na consulta pública tratam de mais de uma
Ação Civil Pública (ACP) que a empresa estaria respondendo por problemas nos seus EIA/RIMA e no licenciamento ambiental para atuar “na bacia do Tibagi (Mauá) e na bacia do Iguaçu (Salto do Chopin e Baixo Iguaçu)”. Além disso, outras reclamações recebidas sobre outras ACPs informam que a empresa prejudicou populações ribeirinhas, “alagou áreas indígenas” e ameaça espécies em extinção, na construção de barragens em áreas protegidas.
Fonte: http://www.ibase.org.br