AULAS DE ANÁLISE DE PROJETOS - TCC (CONFORME A LEI)

Atenção, estudantes:
Aulas para pessoas de vários níveis, alunos, mestrandos, doutorandos de Universidades. As informações acima são claras, por isso, nosso trabalho consiste em analisar, no nível do Professor Orientador, só isso. Não escrevo nada dentro do trabalho do Estudante, apenas dou o meu parecer, conforme as Regras da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT.
Portanto, que fique bem claro:
a) Encomendar ou divulgar que faz trabalhos que são de caráter individual, tipo TCC, vai contra as normas do direito e da ABNT. As faculdades punem estudantes que se utilizam dessa prática com reprovação e, às vezess, até expulsão do curso.
b) Copiar da rede de computadores trabalhos publicados de outros autores é crime contra os direitos autorais, vide art. 184, do Código Penal.

Referências
Código penal - decreto-lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940. - Título III - dos crimes contra a propriedade imaterial - capítulo I - dos crimes contra a propriedade intelectual - violação de direito autoral - art. 184 - violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.












AULAS DE ESTATÍSTICA - 85 - 9972.6634
PROBABILIDADE - AMNOSTRAGEM - MÉDIA - DESVIO PADRÃO - MOADA - MEDIANA -
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1 - CURSOS DE LEITURA DINÂMICA: existe isso?
J. Roberto S. Ribeiro
Contatos: 85 – 8150.6068 85 - 9972.6634
Para início de conversa, não existe leitura dinâmica específica. Toda leitura é um exercício dinâmico. Criar mecanismos do tipo memorização e decoreba não levam à nada. A leitura perceptiva/interpretativa momentânea nasce de uma prática de leitura adquirida com muitas leituras. Não adianta nada mandar a pessoa fazer exercícios do tipo memorização de números, datas, criação de imagens para memorização etc. Tudo isso só leva mais uma vez a alienação da pessoa, muitos já tão carentes de um aprendizado eficiente não adquirido em suas escolas e faculdades do passado.
Quando se envereda pelos caminhos do ato de ler, aprende-se a ler no ler-a-ler. A leitura é um vício adquirido para o lado do bem. Por exemplo, quando se ler um livro com a atenção toda concentrada nele, a tendência é adquirir outro livro que tenha a mesma capacidade de chama. Um curso correto e metodologicamente eficiente ensina o aluno a gostar de ler. E só um professor que de fato é viciado em leitura é que pode fornecer técnicas suficientes para isso. Pessoas que procuram ensinar técnicas de memorização são justamente indivíduos que detestam a leitura. Por isso, procuram vítimas para a sua alienação.
Leitura não é local de alienação. Leitura é leitura. Leitura é concentração e isolamento social. Leitura é silêncio e solidão. Passar horas e horas lendo um livro não é para qualquer um não. Leitura é fazer uma viagem no maravilhoso mundo das palavras. Leitura é vivenciar, ali, naquele momento presente, um passado, um futuro ou mesmo um presente em um lugar fora dali. Leitura é se emocionar, chorar, sentir o drama que se passa dentro das palavras. Leitura é se revoltar, aprovar, consentir, desaprovar, amar uma idéia, uma situação qualquer que se passa na frente ou dentro de palavras, símbolos, grifos, códigos embutidos nos livros, papéis ou outro mecanismo qualquer. Leitura é gostar e amar livros, textos, e tudo o que representa codificação escrita. Leitura é saber que por dentro das palavras há o mundo maravilhoso do sonho e da imaginação fértil. Leitura não se aprende em escola, faculdade ou universidade. Pelo contrário, leitura é arte, é contra tudo que procura enquadrar os símbolos dentro dos critérios rígidos de metodologias. Leitura não é local de aprendizado de sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, homógrafos e outras técnicas de semântica. Pôr, colocar a leitura dentro desse universo pequeno é diminuí-la, pois a leitura está acima disso tudo. Leitura não é para qualquer um não, é uma arte que teve uma semente em sua genética, independente de classe social. Poucos gostam de ler, basta entrar em uma livraria que se percebe isso. Basta entrar em uma biblioteca pública ou privada. O leitor forçado, aquele que só ler o que o professor adotou, entra em uma livraria com um papel na mão como se fosse comprar um quilo de feijão mandado pela mãe ou pela mulher. Ele não sabe nem a quem se dirigir tal é o grau de falta de hábito. Leitura é poesia, é filosofia, leitura é o ato de ler porque gosta de imaginar. Leitura é sair dali, penetrar dentro do sonho imaginário da ficção. Leitura é sentar-se, deliciar-se ir além, é saber que o trem está partindo, o navio que sai de um porto, um namorado que acena para a sua girl, e pensa consigo mesmo que um dia voltará bem de vida. Leitura é sentir tudo isso, um avião que decola, uma pessoa que se senta em uma cadeira quando este estão a muitos metros de altura em cima do oceano pacífico, apesar de ele nunca ter andado de avião. Sentado em sua casa, embaixo de uma árvore, em pleno interior, viajar em uma aeronave de alta potência, atravessando mares, com todos os perigos, e ele, o leitor, sentindo tudo isso, ali, sentado, acima da árvore apenas um passarinho em um fino galho, canta, desafiando-o, tirando-o de sua concentração, mas chamando a sua atenção para ele e a sua natureza. Leitura é viajar pelos mistérios da ficção, da imaginação de um escritor que fala de uma espionagem, e você, ali, sentado, absorto, lendo aquele livro. E quando passa alguém e lhe pergunta alguma coisa, você cai na real e disse: O quê!?
Mas para adquirir esse hábito, esse gostar e amar de ler tem que haver um sério processo de iniciação. A pessoa teria que ter tido um pai ou outro familiar que o tivesse introduzido no mundo da leitura. Não por obrigação e chatice de ler para aprender sinônimos, para vencer na vida ou outras caretices dessa natureza. O bom mesmo é que o pai, mãe, tio, irmão, avô, avó ou outra pessoa tivesse dado o interesse pela leitura apenas pela prática de gostar de ler. Onde a pessoa tenha ouvido coisas do tipo: “Agora não posso porque estou lendo o meu livro, outra hora, sim?”
Leitura é dar preferência à leitura acima de muitas coisas, leitura é achar que leitura é leitura mesmo. Leitura não é obrigação, não é normas e nem metodologia. Leitura é dar tudo de si para não deixar de ler nunca. Leitura é fazer propaganda do ato de ler por ler, só isso. E com essa prática, esse hábito, o indivíduo acaba até descobrindo a técnica, a metodologia tudo porque gosta de ler, e a técnica e a metodologia se tornam mais leituras para quem gosta de ler. Quem gosta de ler não escolhe livros, vai com qualquer um. Ler é gostar da curiosidade, da ficção, da imaginação, da criatividade. Do desconhecido que está dentro dos símbolos. Leitura não é ter preconceitos, mas achar que todos têm direitos. Um leitor eficiente é aquele que gosta de ler tudo aquilo que é simplesmente o tudo, o nada. Na viagem pela leitura você descobre a sua própria imaginação. Curiosidade. Mistério. Imaginação. Dúvida. Hábito. Vício de ler. Dependência de ler. Vontade de ler. Ir atrás do ato de ler. Quem diz que só ler bons livros não gosta de ler. Ler por obrigação, por determinismo obrigatório, por ser capacho de uma situação que lhe criaram há tempos. Leitura é liberdade de ler, de imaginar, de criar uma situação emocional para si. Leitura é não estar ali quando todos estão ali perto de você. Leitura é sentir que você saiu dali em espírito de leitor imaginador.
SIGNIFICANTES E SIGNIFICADOS DA LEITURA