CV - CURRICULUN VITAE - José Roberto Soares Ribeiro

b>CV
JOSÉ ROBERTO SOARES RIBEIRO

Sociólogo, Bacharel em Ciências Sociais (Universidade de Fortaleza - UNIFOR), Estatística (Universidade Federal do Ceará - UFC; Licenciatura Plena em Ciências Sociais (Universidade Federal do Ceará - UFC) e Mestrado Acadêmico Especial em Políticas Públicas e Sociedade (Universidade Estadual do Ceará - UECE). Encaminhamento de projeto de pesquisa para a University Harward, Estados Unidos, para a obtenção do título de Doutorado em Ciência Sociais, sob o enfoque das causas imediatas dos problemas sociais brasileiros. No estudo, pretende-se levantar a questão não da teoria da dependência, mas, pelo contrário, do modelo desenvolvimentista que pretende acompanhar sistematicamente a trajetória sócio-econômica do paradigma dos países ditos desenvolvidos. Estando aí a causa imediata do atraso sócio-econômico do Brasil.
Aprovado em concurso público estadual para funcionário do Banco do Estado do Ceará (BEC) na década de oitenta. Funcionário da Empresas Sul América Seguros. Funcionário Público: Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Setor de Elaboração de Currículos do Ensino Médio), Escola de Administração (Setor administrativo) - UECE. Comissão Estadual de Planejamento Agrícola - CEPA (Setor de digitação e formatação de Projetos do Polonordeste, PREMEN (Projeto de Ensino Médio Nacional), Superintendência de Desenvolvimento do Ceará - SUDEC (Setor de digitação), Aprovado em concurso para a prefeitura de Fortaleza (Setor de planejamento - digitação); experiência como pesquisador do Sistema Nacional de Emprego (SINE-Ce),

Experiência como Professor de História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Estatística e Matemática da rede pública de ensino do Estado do Ceará.
Aprovação em concurso para professor substituto em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Ceará - 1998.
Arte, Cultura e Ecletismo Intelectual: Artista plástico em caricaturas, impresssionismo; gosto pela leitura (leitura diária); ecletismo (diversificação política, acompanhamento sistemático de política e de atualidade).
Participação política: pertencente ao Partido Socialista Brasileiro (PSB);
Participação religiosa: membro de grupos religiosos da Comunidade Recado. Grupo Povo Meu.
Orientador de Projetos e de Monografias - Vasta experiência com alunos de nível universitário na área de orientação de projetos, monografias, resenhas, resumos, fichamento de textos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I ) e TCC II), desde o início da década de noventa até os tempos atuais, portanto, vinte anos de experiência.
Professor Particular - Professor com aulas particulares de Matemática, Estatística, Português e Atualidade e demais disciplinas que os alunos têm dificuldades no ensino Fundamental e no Ensino Médio para a rede pública e privada de ensino do estado do Ceará.
Tradutor de inglês de projetos, documentos oficiais, contratos internacionais.
Professor de Estatística e de Informática. Aplicação de testes estatísticos, probabilidade, curva normal. Gráficos no Microsoft Excel. Formatação no Word.
Orientador de Informática para estudantes universitários, mestrado, doutorado. Para pessoas de terceira idade, interessados em trabalhar em rede de computadores, usando: twitter, orkut, Messenger, Facebook e outros.
Professor de Oratória para pessoas com dificuldades e traumas em falar em público. Orientação para:
a) Apresentação de projetos em empresas públicas e privadas;
b) Apresentação de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses);

c) Oratória em eventos: apresentação de eventos políticos, conferências, palestras.
PARA CONTRATAR MEUS SERVIÇOS:
Telefone: (85) 8150.6068
Fortaleza - Ceará - Bairro de Fátima
e-mail: robertoeducacional@gmail.com
Professor José Roberto Soares Ribeiro