segunda-feira, 27 de setembro de 2010

METODOLOGIA CIENTÍFICA: Orientação de Projetos, Monografias, Dissertações e Teses - Prof. José Roberto Soares Ribeiro

SOBRE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof. Roberto Ribeiro
Contato: 85 – 9972.6634 - 85 - 8150.6068

Os métodos científicos são usados para facilitarem a vida dos pesquisadores. É através do método que se faz um trabalho, uma pesquisa científica. Mas para que o trabalho seja realizado de forma adequada, ele deverá obedecer aos parâmetros que norteiam a pesquisa.
• Um projeto de pesquisa só pode adquirir sucesso se tiver com suas adequações pertinentes a uma metodologia coerente com os modelos sugeridos. É assim que a metodologia poderá ajudar o pesquisador em seus estudos.
• Para fazer um bom projeto de pesquisa, estudantes e pesquisadores devem seguir uma bibliografia que abranja diversos ângulos do estudo a ser investigado.
• É bom uma leitura que não canse, pois, assim, o investigador poderá ficar divagando, perdendo, assim, o conteúdo de seu tema.
COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA
Introdução
Inicialmente é importante uma definição do que seja pesquisa. Pode-se dizer, num primeiro momento, pesquisa é procurar soluções para indagações. Para Minayo (1993, p.23), a pesquisa é uma busca sucessiva para se conhecer a realidade, onde esta nunca se esgota.
Demo (1996,p.34), a pesquisa faz parte do cotidiano, onde o pesquisador estaria sempre agindo em busca da verdade no sentido teórico e prático.
Enquanto isso, Gil (1999, p.42) diz que a pesquisa desenvolve o método científico num processo sistemático e formal.
Classificação das pesquisas
A pesquisa pode ser classificada em quatro pontos principais:
a) Conforme a sua natureza: pesquisa básica (é uma pesquisa inicial, procurando gerar novos conhecimentos para o avanço das ciências); pesquisa aplicada (aplicação prática para a solução de problemas específicos);
b) Conforme a natureza do problema: pesquisa quantitativa (tudo o que pode ser traduzido em números, como opiniões, informações, usando técnicas estatísticas); pesquisa qualitativa (não requer o uso de técnicas estatísticas; considera a relação dinâmica do mundo com a realidade; leva em consideração a interpretação dos fenômenos).
c)
Bibliografia consultada

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1991.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário