segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sociologia da Educação - Prof. Roberto Ribeiro

Sociologia da educação; o uso de tecnologias digitais
A tecnologia deverá estar a serviço do homem, e não o contrário. O computador deverá ser usado para aprimorar e estimular o conhecimento, as pesquisas. Usá-lo como mero instrumento recreativo simplesmente não levará à nada. Os jogos, por exemplo, não possuem nada de positivo, apenas para desviar a atenção das pessoas dos verdadeiros problemas sociais. São na verdade, pirulitos na boca de crianças enquanto os adultos conversam coisas importantes. Lamentável como muita gente ainda vai na onda disso. Mas qual o verdadeiro problema do uso da tecnologia digital na escola? É justamente isso que vamos verificar através de algumas indagações. Sabe-se que é costume da escola entreter alunos com o computador, como se aquilo fosse apenas um instrumento de lazer. Não é essa a finalidade da informática. Esta deve estar a serviço do aprimoramento do conhecimento. Um exemplo do mau uso do computador está se refletindo agora. Depois de mais de uma década, o conhecimento continua mergulhado na obscuridade. O computador, em vez de acelerar o grau de informação do estudante, agiu em sentido inverso. Hoje as pessoas lêem muito pouco, não conseguem se expressar pelo uso da escrita. E quando se observa no Messenger, a linguagem é muito aquém do que se poderia esperar. Quer dizer, não estão utilizando um instrumento riquíssimo como o computador para aprimorar o conhecimento. Sabe-se que há dicionários, informações históricas as mais diversas, científicas. E o que se puder imaginar de informações a serviço do homem. Mas nada disso é usado. O uso do computador só está servindo para bate-papos. É triste.